Capa de Doença da Primavera

Doença da Primavera

flud

Um ou dois dias atrás, nossos heróis terminaram de barganhar com os vendedores no Festimel. Eles podem até ter saído do acordo com um ou dois itens mágicos. No entanto, como qualquer nerd que já foi a uma convenção sabe muito bem, passar itens de um lado para o outro e tocar as mãos de inúmeros estranhos tem efeitos colaterais. Em nosso mundo, conhecemos esse mal por muitos nomes. Neste mundo de fantasia, é conhecido pelo nome do encontro desta semana: Doença da Primavera.

Quando os aventureiros partem do Festimel para sua próxima aventura, um ou mais dos personagens podem de repente ser acometidos por uma terrível doença. Para piorar a situação, quando eles estão prestes a deixar a cidade (ou visitar o apotecário local), a praça do mercado é subitamente lançada no caos por um mago da peste e seu otyugh de estimação espalhando sujeira!

Este encontro é adequado para personagens de 3º nível, mas pode ser ajustado para se adequar a grupos de níveis superiores.

Contratempo

Este encontro gira em torno de uma doença estranha e potencialmente mortal acometendo um ou mais dos aventureiros. O encontro assume que um ou mais personagens foram expostos a essa doença antes da aventura começar, possivelmente durante uma das sessões de barganha do encontro anterior: Barganhadores do Festimel.

Quando os aventureiros acordam, cada personagem que participou da barganha ou olhou para qualquer item no mercado no dia anterior deve realizr uma salvaguarda de Constituição CD 15. Em caso de falha, um personagem contrai uma doença da magia contágio. Jogue 1d6 para determinar qual das seis possíveis doenças aquele personagem contrai. Um resultado de 1 indica que o personagem contrai Ardência Mental, um resultado de 2 contrai a Doença da Cegueira, e assim por diante.

Não se preocupe que restauração menor possa eliminar essa doença com um estalar de dedos. Em níveis baixos, o uso de um espaço de magia de 2º nível é um custo sério. Em níveis mais altos, gastar um número significativo de espaços de magia de 2º nível ou superiores para eliminar a doença de todos os envolvidos ainda terá um impacto na capacidade de combate do conjurador de magias no próprio encontro.

Em Níveis Superiores. Se os personagens estiverem no 5º nível ou superior, aumente a CD da salvaguarda para resistir à doença para 16. Se os personagens estiverem no 11º nível ou superior, aumente a CD para 19. Se os personagens estiverem no mínimo no 17º nível, aumente a CD para 22.

Início do Encontro

Quando os personagens acordarem em uma estalagem ou em sua própria residência em uma vila ou cidade, leia ou parafraseie o seguinte:

Se vocês jogaram recentemente Barganhadores do Festimel, cada um dos personagens que barganhou ou interagiu com um dos lojistas ou suas mercadorias deve realizar uma salvaguarda de Constituição. Consulte ao lado a CD da salvaguarda e os efeitos de falhar nesse teste. Se você não jogaram Barganhadores do Festimel, jogue um dado com tantas faces quantos jogadores você tiver (arredondando para baixo para o número par mais próximo).

Depois que os personagens perceberem que sucumbiram a uma doença ou conseguiram combatê-la durante a noite, qualquer personagem com um valor de Sabedoria (Percepção) passiva de 13 ou mais nota que um pedaço de papel foi empurrado sob sua porta. Esse papel é um anúncio de um apotecário na cidade, vendendo poções “cura-tudo”. O apotecário atende pelo nome de Pyotr Panaceia e tem uma loja na praça do mercado desta aldeia (ou no distrito do mercado desta cidade).

Na verdade, Pyotr é o alter ego de um mago da peste secreto conhecido como o Pai da Imundície. Ele cria otyughs nas pilhas de lixo desta vila (ou nos esgotos desta cidade) e usa sua magia para espalhar doenças por toda a cidade. Ele venera Talona, deusa da doença, mas também usa sua habilidade como apotecário para ganhar dinheiro vendendo curas falsas para as doenças que ele espalha. Elas aliviam temporariamente os sintomas, mas não tratam a doença realmente. Clérigos e curandeiros honestos desprezam este homem por suas práticas enganosas, mas os pobres e desesperados que o procuram não dão ouvidos aos seus avisos; as curas de Pyotr são, em muitos casos, as únicas que eles podem pagar.

Morte e Doença

Se os personagens investigarem o folheto de Pyotr, ele os levará ao meio de um ataque horrível no mercado. Se os personagens decidirem não investigar, um garoto de recados da estalagem bate loucamente na porta deles. Ele grita: “Vocês são aventureiros, certo? Há um ataque no mercado! Monstros horríveis e um mago maníaco! Vocês têm que ajudar!”

Quando os personagens chegam ao mercado, a seguinte cena se desenrola diante deles; você pode ler ou parafrasear esses pontos para seus jogadores como se fossem um texto para leitura em voz alta:

  • A praça do mercado está em caos.
  • O mercado é uma área circular com aproximadamente 30 metros de diâmetro, com uma via de aproximadamente 6 metros de largura levando para o norte e para o sul.
  • Duas dúzias de inocentes estão fugindo em direção às vias, enquanto facilmente o dobro desse número está doente no chão, tossindo ou vomitando. (Use estatísticas de plebeus).
  • Um mago de túnica verde usando uma máscara de demônio de cobre ri descontroladamente e entoa feitiços malignos, enquanto um monstro tentacular, fedendo a esgoto, agarra inocentes e crava seus enormes dentes em seus corpos.

O mago é Pyotr, um meio-elfo mago com as seguintes alterações; estas mudanças reduzem seu nível de desafio para 4 (1.100 XP):

  • Ele conhece apenas os seguintes truques: infestação, rajada de veneno, selvageria primitiva.

  • Ele tem apenas as seguintes magias preparados:

    • 1º círculo: orbe cromática (apenas dano venenoso), raio nauseante.
    • 2º círculo: sopro de dragão (apenas dano venenoso).
    • 3º círculo: simular morte.
    • 4º círculo: porta dimensional.
    • 5º círculo: contágio.
  • Quando ele for reduzido a 20 pontos de vida ou menos, Pyotr lança porta dimensional para fugir. Se ele não conseguir escapar depois disso, ele lança simular morte e se deixa capturar. Quando ele acordar, ele finge que estava possuído por um espírito maligno que o forçou a entrar em um frenesi. Um personagem que tenha sucesso em um teste de Sabedoria (Intuição) CD 10 reconhece que ele é um péssimo mentiroso.

flue

O monstro tentacular é um otyugh de ameaça reduzida (este monstro modificado apareceu originalmente em “Morte em Thay”, uma aventura impressa em Contos do Portal Bocejante). Ele pode entender Comum (mas não falar) e segue as ordens de Pyotr perfeitamente. No momento, ele está agarrando inocentes com seus tentáculos (sem causar dano) e cravando seus dentes neles o mais suavemente possível. Isso causa apenas 1 de dano perfurante, mas o plebeu contrai uma doença.

Este otyugh tem a seguinte alteração: quando uma criatura é atingida por seu ataque Mordida, ela é afetada pela magia contágio, em vez de contrair a doença que a mordida do otyugh normalmente conferiria. Isso não tem efeito sobre o seu nível de desafio.

Em Níveis Superiores. Se os personagens estiverem pelo menos no 5º nível, o otyugh é um otyugh de ameaça total e Pyotr é um mago com as magias listadas disponíveis, além das magias que ele já tem preparadas. Se os personagens estiverem pelo menos no 11º nível, há três otyughs e Pyotr tem um cúmplice chamado Dalton, o Doente, também um mago com a mesma seleção de magias que Pyotr. Se os personagens estiverem pelo menos no 17º nível, há cinco otyughs e tanto Pyotr quanto Dalton são arquimagos com a mesma seleção alterada de magias.

Conclusão

Uma vez que os personagens derrotarem Pyotr ou permitirem que ele escape, a guarda da aldeia (ou a vigília da cidade) corre para ajudar os doentes e feridos a escaparem. Os personagens são livres para tentar procurar pistas sobre a identidade do maníaco — ou, se o capturaram e desmascararam, a guarda da cidade sabe bem que este homem é Pyotr, e os personagens podem explorar sua loja e procurar pistas que possam ligá-lo ao culto da imundície de Talona.

Se um personagem for corajoso o suficiente para cortar o otyugh e procurar em suas entranhas fétidas, ele encontrará um periapto de saúde dentro de seu intestino grosso.

Em Níveis Superiores. Se os personagens estiverem pelo menos no 11º nível, eles encontram uma poção de vitalidade nos corpos de Pyotr e Dalton. Se estiverem pelo menos no 17º nível, Pyotr também carrega um cetro da prontidão.

Créditos

D&D Beyond
  • Desenvolvido por: James Haeck
    James Haeck é o escritor principal do D&D Beyond, coautor de Águas Profundas: Dragon Heist, Portão de Baldur: Descida até Avernus e Critical Role Explorer’s Guide to Wildemount, membro do Guild Adepts e escritor freelance para a Wizards of the Coast, a D&D Adventurers League e outras empresas de RPG. Ele vive em Seattle, Washington, com sua noiva, Hannah, e seus companheiros animais, Mei e Marzipan.
Créditos da Versão Brasileira
  • Tradução e Adaptação: KryFi
  • Diagramação: KryFi e Veddartha
  • Revisão: Talude

Mais

Baixar PDF Baixar PDF Voltar Voltar à Biblioteca

Comentários