
Bem-vindos ao Festimel! Este é um encontro social baseado em perícias em que os personagens visitam um alegre festival de primavera e se envolvem em um duelo de inteligência com os comerciantes astutos que vendem suas mercadorias. Embora este encontro se passe durante um festival de primavera conhecido como Festimel, ele também pode ser usado em qualquer situação em que um personagem queira negociar o preço de um item raro ou mágico.
Este encontro social pode ser vivenciado por personagens de qualquer nível. No entanto, grupos de aventureiros de nível alto que tenham acesso a magias poderosas, como dominar pessoa, podem trivializar este encontro sem personalização.
A cada primavera, o Festimel reúne plebeus, comerciantes, artistas e trapaceiros de toda a região. Muitos dos comerciantes que se reúnem no Festimel são padeiros e artesãos locais, mas alguns são negociantes de antiguidades itinerantes e fornecedores de itens verdadeiramente maravilhosos. Personagens com um olhar atento para a qualidade - ou que sejam capazes de discernir um comerciante honesto de um charlatão - podem decidir visitar uma das barracas desses comerciantes e procurar por itens mágicos interessantes.
Uma vez que os personagens decidam perguntar sobre os preços, provavelmente descobrirão que esses itens são caros demais para seus bolsos. Se não se sentirem atraídos pelos itens, podem simplesmente deixá-los de lado e seguir em frente. Mas se um dos personagens se interessar por um dos itens em exibição, é hora de barganhar! Esses comerciantes gostam de definir preços altos para enganar aventureiros ricos a pagar mais por suas mercadorias, e alguns deles até gostam de barganhar, como um caçador gosta da emoção de perseguir um animal selvagem pela floresta.
A barganha pelo melhor preço pode ser resolvida através de uma cena de interpretação direta, talvez intercalada com o Mestre invocando alguns testes de Carisma com uma Classe de Dificuldade arbitrária e improvisada. Mas há outra maneira. Uma boa sessão de barganha pode ser tão emocionante e de alto risco quanto um encontro de combate - porque, assim como um lutador pode usar uma espada longa para lutar contra orcs, esse mesmo lutador pode se engajar com um comerciante em uma batalha de inteligência. Esta troca verbal é representada por um desafio de perícia, no qual o personagem interessado ou outro membro de seu grupo usa suas perícias baseadas em Carisma para negociar um preço melhor.

Resumo do Encontro
Os personagens caminham pelas ruas movimentadas de uma pequena cidade no meio do Festimel, inundados pelos cheiros de flores e comidas de festival, e deslumbrados pelas cores vibrantes das dezenas de bandeiras tremulando e barracas de mercado lotadas. Se os personagens não investigarem o mercado por conta própria, um comerciante ansioso os para na rua e os convida para sua barraca, prometendo tesouros raros e curiosidades magníficas.
Uma vez que os personagens investiguem sua barraca, encontram muitos itens brilhantes e inúteis — e alguns tesouros valiosos. Se tentarem comprar e não gostarem do preço indicado pelo comerciante, podem tentar negociar com ele, participando de um desafio de perícia usando as perícias baseadas em Carisma.
Início do Encontro
Os personagens estão no meio de um mercado lotado. Leia ou parafraseie o seguinte:
Se os personagens estiverem interessados nas barracas, um deles pode fazer um teste de Sabedoria (Intuição ou Percepção) CD 13 para encontrar um comerciante que pareça respeitável ou uma barraca que pareça ter bens raros e valiosos.
Se os personagens falharem neste teste ou decidirem explorar outra parte do festival, eles encontram uma barraca vendendo comida de festival feita de massa frita coberta com mel e açúcar de confeiteiro, e depois um malabarista fazendo malabarismos com clavas enquanto se equilibra em uma mão só. Depois de explorarem o festival por um tempo, um comerciante anão de aparência aguçada, com um bigode encerado e usando um chapéu mole, se aproxima deles e diz: “Ora, eu digo, vocês devem ser aventureiros! Se vocês têm ouro nos bolsos da sua última exploração de tumba, então eu tenho algumas mercadorias verdadeiramente excepcionais para pessoas do seu ramo único de trabalho. Não querem voltar à minha barraca e dar uma olhada?”
Examinando as Mercadorias do Comerciante
O comerciante, chamado Jonabar Kilroy, é um nobre anão da montanha que foi destituído de seu título há muito tempo. Agora, ele e seus dois assistentes halflings (Dirk Enigma de Névoa e Tully Lançapedra, ambos guardas) viajam pelo mundo, comprando e vendendo bens raros e bugigangas sem valor. Eles não gostam de enganar as pessoas, mas é mais fácil ganhar dinheiro vendendo óleo de cobra do que desenterrando artefatos mágicos reais.
Um personagem que examina as mercadorias do comerciante pode realizar um teste de Sabedoria (Intuição) CD 10 para encontrar um adorno raro. Este amuleto pode ser um componente caro para feitiços, como um anel com um diamante de 50 po (usado para conjurar orbe cromática), um colar de ouro incrustado com uma pérola de 100 po (usado para conjurar identificar) ou um par de anéis de platina, cada um valendo 50 po (usado para conjurar vínculo de proteção). O comerciante vende cada um desses itens por 150% do seu valor. Um personagem que for bem-sucedido neste teste com uma margem de 5 ou mais encontra um item mágico; jogue uma vez na Tabela de Itens Mágicos F para determinar qual item é este. O comerciante vende-o por 750 po. Se o personagem for bem-sucedido neste teste com uma margem de 10 ou mais, ele descobre dois itens da Tabela de Itens Mágicos F.
Em Níveis Superiores. Se o personagem for bem-sucedido neste teste com uma margem de 15 ou mais (um resultado de 25 ou mais), ele encontra um item mágico determinado aleatoriamente da Tabela de Itens Mágicos G, além de dois itens mágicos da Tabela de Itens Mágicos F. O comerciante vende este item por 7.500 po.

Barganhando o Preço
Personagens que encontram um item raro, mas não querem pagar o preço total, podem tentar barganhar. Se os personagens não parecerem cientes de que podem barganhar, o comerciante pode piscar e dizer: “Sim, o preço é um pouco alto, não é? Suponho que poderia me desfazer dele por um pouquinho menos — se você estiver disposto a barganhar comigo, claro.”
Se os personagens estiverem dispostos a barganhar, o desafio de perícia começa. O comerciante se senta com um sorriso largo no rosto e abre os braços, convidando o barganhador a fazer uma contraproposta. Quando um personagem faz uma oferta, peça para ele descrever como faz a oferta e fazer um teste de Carisma. O jogador também escolhe uma proficiência em perícia para acompanhar esse teste: podendo escolher entre Enganação, Intimidação, Atuação ou Persuasão.
Se o teste tiver um resultado de 10 ou mais, o preço do item é reduzido em 10% do preço original. Se o teste tiver um resultado de 15 ou mais, o preço do item é reduzido em 15% do preço original, e assim por diante. Se o teste tiver um resultado de 9 ou menos, o teste falha. O comerciante faz sua oferta final quando o preço do item é reduzido para 50% do preço original ou após o personagem falhar em três testes no total, o que ocorrer primeiro. Se vários personagens quiserem barganhar, seus testes bem-sucedidos contribuem para a redução total do preço do item, e seus testes falhos contribuem para as três falhas totais necessárias para encerrar o desafio de perícia.
Uma vez que o comerciante faça sua oferta final, ele se recusa absolutamente a barganhar mais. Ele pode considerar trocar por outros itens valiosos em vez de negociar por dinheiro, se você desejar.
Em Níveis Superiores. Se os personagens estiverem pelo menos no 5º nível, aumente o resultado necessário de todos os testes em 2. Se os personagens estiverem pelo menos no 11º nível, aumente o resultado necessário de todos os testes em 4. Se os personagens estiverem pelo menos no 17º nível, aumente o resultado necessário de todos os testes em 6. Use seu julgamento ao ajustar os resultados necessários dos testes; comerciantes lendários ou vendedores de antiguidades extraplanares têm excelente julgamento, mas jogadores de alto nível não devem precisar se sair excepcionalmente bem para barganhar com um lojista comum.

Barganha Completa!
Uma vez que os personagens terminem de barganhar, eles podem escolher comprar o item pelo preço que negociaram com o comerciante ou desistir e tentar em outro lugar. De qualquer forma, eles acabaram de usar suas habilidades e suas capacidades de interpretação em conjunto para tentar resolver um problema. Eles se tornaram mais envolvidos no mundo da sua campanha e talvez até ganharam um item mágico bacana no processo.
Se seus personagens vivem em um mundo onde itens mágicos são frequentemente comprados e vendidos em grandes cidades, eles podem gostar de retornar a este desafio de perícia repetidas vezes após as aventuras, a fim de trocar seu ouro suado por novos itens mágicos. Você também pode tentar inverter este desafio de perícia para permitir que seus personagens tentem negociar um preço mais alto ao vender tesouros de sua última exploração de masmorras. Além disso, se os personagens acabarem usando este desafio de perícia repetidamente, você pode variar permitindo que façam testes de Carisma modificados por proficiências em perícias não baseadas em Carisma, ou permitindo que os personagens usem suas proficiências em perícias baseadas em Carisma com outros atributos, como fazer um teste de Inteligência (Atuação) para impressionar um comerciante de pergaminhos erudito.
Créditos
-
Desenvolvido por: James Haeck
James Haeck é o escritor principal do D&D Beyond, coautor de Águas Profundas: Dragon Heist, Portão de Baldur: Descida até Avernus e Critical Role Explorer’s Guide to Wildemount, membro do Guild Adepts e escritor freelance para a Wizards of the Coast, a D&D Adventurers League e outras empresas de RPG. Ele vive em Seattle, Washington, com sua noiva, Hannah, e seus companheiros animais, Mei e Marzipan.
- Tradução e Adaptação: KryFi
- Diagramação: KryFi e Veddartha
- Revisão: Talude