Capa de O Festival Abandonado

O Festival Abandonado

Feliz Ano Novo, aventureiros! Uma nova série de encontros independentes chegou! Esses encontros podem ser inseridos em qualquer sessão de jogo com facilidade. Eles capturam o interesse dos jogadores e os incentivam a explorar, sem desviar o foco principal da aventura. São ideais para enriquecer montagens de viagem ou salvar sessões que perderam o ritmo.

Esta série será curta e objetiva, cada encontro focando em um dos pilares de D&D: combate, exploração ou interação social. Lembre-se, Mestres, que encontros de combate podem ser resolvidos com interação criativa, assim como encontros de interação podem terminar em combate por palavras mal escolhidas ou pura sede de sangue.

O Festival Abandonado, ocorre após as festividades de Ano Novo. Durante suas viagens, os personagens encontram o terreno do festival… mas algo está errado. Para onde todos foram?

Este encontro é equilibrado para um grupo de personagens de nível 3, mas pode ser ajustado para níveis mais altos.

Os fogos de artifício do Festum Annua foram preparados com uma combinação simples de pólvora e magia. A principal pirotécnica, Song Ling-i, uma mulher brilhante, criou uma mistura explosiva de enxofre, carvão e salitre, envolvendo-a em pergaminhos encantados para gerar explosões coloridas. Seus aprendizes, ansiosos para brilhar no evento mais deslumbrante do ano, produziram dezenas desses artefatos.

Song, entretanto, reservou a pièce de résistance para si mesma: uma estátua de 3 metros de altura, feita de tiras de papel trançado, chamada A Feiticeira com o Manto de Todas as Cores. Suas mãos estavam estendidas, e suas vestes brancas eram compostas de pequenos pergaminhos inscritos com magias arcanas. Quando incendiados, esses pergaminhos prometiam criar um espetáculo de luzes e cores nunca antes visto no céu noturno.

Porém, algo deu errado. Um dos aprendizes de Song, tomado pela inveja, sabotou seu trabalho. Ele inseriu uma tira de papel com um sigilo que conjurava poderes infernais. Quando a estátua foi acesa, uma fumaça sulfúrica a envolveu, e, em vez de explodir em luzes, a imagem em chamas da estátua ganhou vida, descendo de seu pedestal e lançando uma bola de fogo na multidão. Demônios dos Nove Infernos surgiram na praça. Song foi a primeira vítima: sua alma foi arrancada de seu corpo pelos demônios e aprisionada na própria estátua, agora um autômato em fúria. O aprendiz, horrorizado com o massacre, tentou protestar, mas os demônios o ignoraram. Ele, assim como todos os outros que não conseguiram escapar do festival, foi reduzido a cinzas.

Resumo do Encontro

Os personagens chegam a um terreno de festival de Ano Novo abandonado. Toda a área está queimada e coberta de fuligem, com uma estátua cinzenta de 2,7 metros de altura, representando uma mulher, caída no centro da praça. Ao examinarem a estátua, ela se anima, profere um enigma curto e irrompe em chamas. Três demônios dos Nove Infernos aparecem, cada um representando um componente da pólvora: enxofre, carvão e salitre. Para encerrar o encontro, os personagens devem reduzir os três demônios a 0 pontos de vida e arremessá-los na estátua em chamas na ordem correta: salitre, carvão, enxofre. Quando isso é feito, a estátua explode em um espetáculo de fogos de artifício, destruindo os demônios.

Início do Encontro

Quando os personagens chegam ao terreno do festival abandonado, leia ou parafraseie o seguinte:

Explorando o Festum Annua

Se os personagens entrarem nos terrenos do festival e explorarem, encontrarão várias tendas e barracas de comida quase irreconhecíveis, reduzidas a cinzas. Elas antes vendiam comidas festivas e abrigavam malabaristas, mas agora estão destruídas. Não há corpos queimados, mas um teste de Inteligência (Investigação) CD 15 bem-sucedido revela marcas de queimadura inquietantes no chão, em forma de pessoas imóveis, como fantoches de sombra.

Se os personagens examinarem os restos carbonizados da estátua, leia ou parafraseie o seguinte:

A cabeça cinzenta da estátua se vira para encarar um dos personagens, o papel carbonizado estalando enquanto se move. Cada criatura a até 9 metros da estátua deve fazer uma salvaguarda de Destreza CD 11, sofrendo 7 (2d6) de dano ígneo em um fracasso ou metade disso em um sucesso.

Em Níveis Mais Altos. Se os personagens forem pelo menos de nível 5, aumente a CD de salvaguarda para 13 e o dano para 14 (4d6). Se os personagens forem pelo menos de nível 11, aumente a CD da salvaguarda para 15 e o dano para 28 (8d6) de dano ígneo mais 28 (8d6) de dano trovejante. Se os personagens forem pelo menos de nível 17, aumente a CD de salvaguarda para 19 e o dano para 42 (12d6) de dano ígneo mais 42 (12d6) de dano trovejante mais 42 de dano necrótico.

Mostre aos jogadores esses três símbolos. O primeiro é enxofre, representando o súlfur. O segundo é sal, representando o salitre. O terceiro combina os símbolos de terra e fogo sobrepostos, representando o carvão. Juntos, esses três ingredientes formam a pólvora. Esses símbolos básicos são facilmente reconhecidos por alquimistas e pela maioria dos magos. Qualquer personagem pode identificar um dos símbolos que enxergar ao obter sucesso em uma salvaguarda de Inteligência (Arcanismo) com CD 13, como uma ação bônus.

Da esquerda para a direita: os símbolos alquímicos para enxofre (representando o sulfur), sal (representando o salitre) e os símbolos combinados de fogo e terra (representando o carvão).

O Ataque dos Diabos

Três diabretes aparecem do nada e atacam. Se forem reduzidos a 0 pontos de vida, não se dissipam como a maioria dos diabos. Em vez disso, um diabrete derrotado é petrificado e cai ao chão como uma estátua. Um teste bem-sucedido de Inteligência (Investigação) CD 13 revela que ele se transformou em pedra sólida—ou pelo menos algo semelhante, ou seja, enxofre, salitre ou carvão. Ele retorna à sua forma verdadeira em 1d4 rodadas, com seus pontos de vida completos.

Em Níveis Mais Altos. Se os personagens forem pelo menos de nível 5, os diabos passam a ser diabos barbados em vez de diabretes. Se forem pelo menos de nível 7, os diabos passam a ser diabos farpados. Se forem pelo menos de nível 11, os diabos passam a ser diabos chifrudos. Se forem pelo menos de nível 17, os diabos passam a ser diabos do gelo.

O Enigma da Estátua

Na contagem de iniciativa 20 do segundo turno de combate, leia ou parafraseie o seguinte:

Um jato de fogo mira no personagem mais próximo dentro de 18 metros. Ele tem +3 para acertar e causa 1d6 de dano ígneo em caso de acerto. A estátua em chamas repete essa ação na contagem de iniciativa 20 de cada rodada. A estátua é imune a todos os tipos de dano e não pode ser destruída por meios convencionais. Ela não é uma criatura nem um objeto; é pura magia caótica.

Em Níveis Mais Altos. Se os personagens forem pelo menos de nível 5, aumente o bônus de ataque de fogo para +5 e o dano para 7 (2d6). Se forem pelo menos de nível 11, aumente o bônus para +7 e o dano para 14 (4d6) mais 14 (4d6) de dano trovejante. Se forem pelo menos de nível 17, aumente o bônus para +11 e o dano para 21 (6d6) de dano ígneo, mais 21 (6d6) de dano trovejante, mais 21 (6d6) de dano necrótico.

Na contagem de iniciativa 20 do terceiro turno de combate, após a estátua disparar fogo, leia ou parafraseie o seguinte:

O Espetáculo de Fogos de Artifício

Para derrotar os diabos permanentemente e libertar o espírito atormentado de Song da estátua em chamas, o diabo marcado com o símbolo de salitre deve ser reduzido a 0 pontos de vida e arremessado nas chamas da estátua enquanto está petrificado dessa forma. Em seguida, deve ser seguido pelo diabo marcado com o símbolo de carvão. Por fim, pelo diabo com o símbolo de enxofre. Se um diabo for jogado fora de ordem, ele é cuspido de volta, mas permanece petrificado. Nada acontece se um diabo que não está petrificado for jogado na estátua em chamas.

Quando isso for feito, leia ou parafraseie o seguinte:

Sua Recompensa

Personagens que derrotarem os três diabos e libertarem o espírito de Song Ling-i recebem um amuleto do Ano Novo, que lhes concede resistência a dano ígneo por 10 dias.

Em Níveis Mais Altos. Se os personagens forem pelo menos de nível 5, o amuleto também concede resistência a dano radiante. Se forem pelo menos de nível 11, o amuleto concede resistência a dano radiante e trovejante. Se forem pelo menos de nível 17, o amuleto concede resistência a dano radiante, trovejante e necrótico.

Créditos

D&D Beyond
  • Desenvolvido por: James Haeck
    James Haeck é o escritor principal do D&D Beyond, coautor de Águas Profundas: Dragon Heist, Portão de Baldur: Descida até Avernus e Critical Role Explorer’s Guide to Wildemount, membro do Guild Adepts e escritor freelance para a Wizards of the Coast, a D&D Adventurers League e outras empresas de RPG. Ele vive em Seattle, Washington, com sua noiva, Hannah, e seus companheiros animais, Mei e Marzipan.
Créditos da Versão Brasileira
  • Tradução e Adaptação: Talude
  • Diagramação: Talude
  • Revisão: KryFi e Anonimus

Mais

Baixar PDF Baixar PDF Voltar Voltar à Biblioteca

Comentários