Obrigado por adquirir o cartucho de Family Computer de Rei da Ferrovia (dBF-RW) da dB-SOFT. Antes de usar, por favor, leia atentamente este Manual de Instruções, incluindo a forma de uso e os cuidados de uso, e aproveite utilizando da maneira correta. Guarde este Manual de Instruções em um lugar seguro.
Avance para o destino conforme o resultado da roleta e compre trilhos para aumentar sua riqueza. As regras são muito simples. Podem participar de 1 a 4 jogadores. Se não houver jogadores suficientes, o computador jogará, mas recomendamos jogar com 4 pessoas. O motivo é que a diversão deste jogo reside nas negociações e estratégias com os outros jogadores. Tente prever por quais trilhos os outros jogadores passarão e quais trilhos estão planejando comprar, e decida suas ações com base nisso para adquirir mais trilhos. Além disso, escolha seu alvo, leve jogadores incômodos à falência, faça alianças com outros jogadores e planeje estratégias. Use sua inteligência para essas partes estratégicas do jogo. Claro, vários acidentes também podem acontecer. Não baixe a guarda até o final, e divirta-se jogando!
Avance para o destino conforme o resultado da roleta e compre trilhos para aumentar sua riqueza. As regras são muito simples. Podem participar de 1 a 4 jogadores. Se não houver jogadores suficientes, o computador jogará, mas recomendamos jogar com 4 pessoas. O motivo é que a diversão deste jogo reside nas negociações e estratégias com os outros jogadores.
Tente prever por quais trilhos os outros jogadores passarão e quais trilhos estão planejando comprar, e decida suas ações com base nisso para adquirir mais trilhos. Além disso, escolha seu alvo, leve jogadores incômodos à falência, faça alianças com outros jogadores e planeje estratégias. Use sua inteligência para essas partes estratégicas do jogo. Claro, vários acidentes também podem acontecer. Não baixe a guarda até o final, e divirta-se jogando!
1. Como Jogar Rei da Ferrovia
Neste jogo, no final, quem tiver mais dinheiro é o vencedor. Existem quatro maneiras de ganhar dinheiro durante o jogo:
- Completar a rota:
-
A cada chegada ao destino, você recebe
50 (50 meris) multiplicado pelo número de estações pelas quais passou.
- Comprar trilhos e cobrar pedágio de outros jogadores:
-
Cada vez que um jogador passar por seus trilhos, você recebe
100 por cada seção (entre duas estações).
- Puxar cartas de dinheiro na roleta.
- Ganhar dinheiro com corridas de cavalos
- (veja “Vamos apostar em corridas de cavalos!!” na seção “Sobre as cartas”).
No final do jogo, você soma o dinheiro ganho com a riqueza acumulada. A riqueza é calculada da seguinte forma:
-
Número de linhas possuídas ×
1.000
-
Número de marcas de cidade possuídas ×
100
-
Número de rotas completadas ×
1.000
A pessoa com a maior soma de bens e dinheiro é o Rei da Ferrovia. Portanto, complete bem as rotas e ganhe adquira mais dinheiro e bens. Boa sorte!!
2. Começando o Jogo
Nomes dos controladores
O Jogador 1 e o Jogador 3 usam o Controle I.
O Jogador 2 e o Jogador 4 usam o Controle II.
Tela de título
Este jogo permite que 2 a 4 jogadores (combinando computador e humanos) joguem juntos.
Quando a tela de título aparecer, pressione o botão Start.
Primeiro, decida quantos humanos participarão.
Use as setas para cima e para baixo no D-pad para mover o e confirme com o botão A.
Em seguida, decida o número de jogadores controlados pelo computador. Use as setas para cima e para baixo no D-pad e confirme com o botão A.
Regras do Jogo
O jogo termina automaticamente e os resultados são calculados quando uma das seguintes condições é atendida:
- Alguém fica falido.
- O número de rotas completadas ou o número total de linhas vendidas atinge o número estabelecido nas regras.
Existem 39 linhas no total, mas você pode definir um número entre 10 e 39. O número de rotas completadas pode ser entre 5 e 30.
Use as setas para cima e para baixo no D-pad.
Use a seta para a direita e a seta para a esquerda no D-pad para aumentar ou diminuir o valor respectivamente. Confirme com o botão A.
Inicialmente, os valores são definidos para 7 rotas completadas e 39 linhas.
Vamos começar com essas configurações.
3. Registro de Nome
Insira os nomes dos jogadores em ordem, começando por MOTIVA.
Use o D-pad para mover o cursor
e selecionar as letras, e pressione o botão A para confirmar.
Cada jogador pode registrar até 6 caracteres. Depois de inserir o novo nome de MOTIVA, pressione o botão Select e continue inserindo os nomes dos outros jogadores.
Após inserir todos os nomes, pressione o botão Start. O jogo começará.
4. Como Jogar
Cada jogador começa com
1.500.
O ponto de partida e a primeira rota são decididos pelo computador.
A partir do segundo destino, os jogadores escolhem através da roleta. Ao completar a primeira rota, pressione o botão A duas vezes. A próxima rota será decidida.
Os quadrados cinzas são estações e os quadrados vermelhos são cidades.
Primeiro, use as setas para cima e para baixo no D-pad para mover e selecione MAPA com o botão A. O mapa completo será exibido.
Como ler o mapa completo
Cada ponto de partida e rota muda a cada jogo.
A marca piscando na cor do seu marcador é o seu local atual e a marca é o destino. Verifique qual direção seguir.
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Primeiro jogador | Azul Claro |
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Segundo jogador | Roxo |
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Terceiro jogador | Verde Limão |
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Quarto jogador | Laranja |
Depois de determinar o destino, selecione ROLETA e pressione o botão A. A roleta irá girar. Pressione o botão A novamente para parar.
Use as setas no D-pad para cima, baixo, esquerda ou direita para mover na direção do destino conforme o número obtido na roleta.
Se não souber para onde ir ou cometer um erro…
Depois que um número é exibido na roleta (mesmo depois de avançar um pouco no tabuleiro), pressione o botão A para exibir a janela. (Use as setas para cima e para baixo para mover e o botão A para decidir.)
- MAPA:
- Você pode ver o mapa inteiro.
- REINICIAR:
- Depois que um número sai na roleta, caso tenha avançado na direção errada, você pode voltar à posição original.
- PASSAR:
- Caso queira parar no meio do caminho e passar a vez. (No entanto, você precisa avançar pelo menos um espaço.)
Inicialmente, todas as linhas ferroviárias são estatais. Cada vez que você passa por um trecho (entre estações ou
entre uma estação e uma cidade), paga
20.
Quando você passa por uma cidade…
Seu marcador fica na casa vermelha. Quando seus marcadores estão nas cidades em ambas as extremidades de uma linha ferroviária, você pode comprar essa linha.
No entanto, os marcadores das cidades priorizam o último a passar. Mesmo que seu marcador esteja na cidade, ele mudará para o marcador de qualquer pessoa que passar por lá depois. Fique atento!
Parar em uma estação fora da cidade…
Você pode sacar uma carta. Pressione o botão A duas vezes para parar a roleta e uma mensagem aparecerá. Quando for uma carta que exige decidir rota ou valor, gire a roleta novamente e siga as instruções da mensagem. (Para mais detalhes, consulte a Lista de Cartas abaixo).
5. Vamos Comprar uma Linha Ferroviária
Quando chegar sua vez, antes de girar a roleta, selecione COMPRAR e pressione o botão A. (Você pode comprar quantas linhas quiser antes de girar a roleta.)
O mapa completo será exibido e uma
mão apontando aparecerá nas linhas que você pode comprar (linhas estatais com suas cidades em ambas
as extremidades). A linha comprada terá seu marcador.
Se houver várias linhas disponíveis, use as setas direcionais para mover a seleção. Quando selecionar a linha que deseja comprar, pressione o botão A.
Cada linha custa
300. Se a mão não aparecer, significa que não há linhas
disponíveis para compra no momento.
Quando você compra uma linha ferroviária
Por exemplo, se outro jogador passar pela sua linha, você recebe
100 por trecho (entre uma estação e outra, ou entre uma estação
e uma cidade) que ele percorrer. Por outro lado, quando você passa pela linha de outro jogador, deve pagar
100 por trecho.
Também é preciso pagar
20 por trecho ao passar por linhas estatais, mas nas suas
próprias linhas você pode passar gratuitamente.
Portanto, ao comprar linhas ferroviárias, escolha aquelas que você ou outros jogadores provavelmente usarão.
Além disso, se você estiver com problemas financeiros, pode vender suas linhas ferroviárias para o estado. Para
vender, selecione VENDER, fazendo o mesmo procedimento que ao comprar. As linhas podem ser vendidas
por
150 cada.
6. Sobre as Cartas
Os débitos e pagamentos de dinheiro através das cartas são calculados automaticamente pelo computador.
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Linhas Interditadas. A pessoa que tirar esta carta verá a linha consertada após quatro turnos. Durante esse período, o trecho danificado não poderá ser utilizado. Além disso, se sua própria linha for danificada, você terá que pagar ![]() Observação: o número no cartão indica quantos turnos restam. Você também pode vender a linha danificada por ![]() |
![]() |
Greve Com esta carta, a linha ferroviária da pessoa ficará bloqueada por um turno. A linha não poderá ser utilizada enquanto estiver bloqueada. |
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Cafézinho! Com esta carta, as linhas ferroviárias da pessoa que tirar a carta poderá ser utilizada gratuitamente durante um turno. |
Quando você olha a situação no mapa geral, seja um acidente, uma greve ou uma pausa para o café…
Vamos apostar em corridas de cavalos!
Escolha um dos quatro cavalos e defina sua aposta.
Use os botões direcionais para cima e para baixo para escolher o cavalo e os botões direcionais para a esquerda e
para a direita para ajustar a aposta entre
50 e
500, em intervalos de
50.
Pressione o botão A para iniciar a corrida. Se o cavalo escolhido chegar em primeiro lugar, você receberá o valor da aposta multiplicado pelo índice de pagamento.
7. Lembre-se!
Se você quiser encerrar o jogo no meio da partida, quando for a vez do primeiro jogador, pressione simultaneamente o botão Select do Controle I e o botão direcional para a esquerda.
O jogo será encerrado e a prestação de contas iniciará.
Lista de cidades
A-1 | Amsterdã | C-4 | Frankfurt |
2 | Cambridge | 5 | Bristol |
3 | Cherbourg | D-1 | Bruxelas |
4 | Stuttgart | 2 | Berna |
5 | Zurique | 3 | Portsmouth |
B-1 | Dover | 4 | Bonn |
2 | Dortmund | 5 | Munique |
3 | Nantes | E-1 | Lyon |
4 | Nuremberg | 2 | Le Havre |
5 | Hanover | 3 | Luxemburgo |
C-1 | Birmingham | 4 | Le Mans |
2 | Paris | 5 | Londres |
3 | Hamburgo |
8. Lista de Cartas
A‑0 |
Ganhe na loteria e receba
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1 |
Ganhe na roleta x
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2 |
Sucesso no trabalho: receba x
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3 |
Aniversário: receba
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4 |
Serviço extra: receba
![]() |
5 | Troque todo seu dinheiro com alguém. |
6 | Troque todas as linhas com alguém. |
7 | Troque todos os seus bens com alguém. |
8 |
Bônus: receba x
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9 |
Receba
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B‑0 |
Compre uma linha estatal por
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1 | Terremoto: todas as linhas para uma cidade são danificadas. |
2 |
Receba
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3 | Você deve devolver uma de suas linhas ao estado. |
4 |
Pague
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5 | Você será teletransportado para outra cidade |
6 |
Compre uma linha de alguém ou do estado por
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7 | O destino da sua rota será modificado. |
8 | Suas linhas ficam bloqueadas por uma greve até seu próximo turno. |
9 |
Compre uma linha estatal por
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C | Cafézinho! Todas as suas linhas podem ser usadas gratuitamente por um turno. |
D‑0 |
Um acidente ocorre em sua linha, pague
![]() |
1 |
Acidente: pague x
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2 | Impostos: pague #100 por linha que possui. |
3 |
Compre um souvenir: pague x
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4 |
Reparos: pague x
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5 |
Vá à ópera: pague
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6 | Neve: todas as linhas para Zurique e Berna são danificadas. |
7 | Tempestade no mar: todas as linhas entre Reino Unido e França são danificadas. |
8 |
Presenteie x
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9 |
Despesas médicas: pague x
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E‑0 |
Receba
![]() |
1 | Pegue uma linha de outro jogador gratuitamente. |
2 | Pegue uma linha estatal gratuitamente. |
3 | Repare todas as suas linhas danificadas gratuitamente. |
4 | Você deve devolver uma de suas linhas ao estado. |
5 | Jogue novamente. |
6 | Compre uma linha estatal por #150. |
7 | Incêndio: todas as linhas para uma cidade são danificadas. |
8 |
Pague
![]() |
9 |
Compre uma linha estatal por
![]() |
F | Área de apostas em corridas de cavalo! |
Créditos
- dB-SOFT Ltda.
- 〒060-0001
- Sapporo-shi Chuo-ku Kita 1 jo Nishi 7 chome Edificio Sumitomo Marine Sapporo
- TEL (011)251-7462
- Tradução e Adaptação: KryFi
- Diagramação: KryFi
- Revisão: KryFi