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Criando uma One-Shot usando o Atlas de Aventuras: O Necrotério

O Atlas de Aventuras: O Necrotério é um suplemento que explora a sombria localidade do Necrotério nas lendas de Planescape. O local serve como sede para a facção Arautos da Poeira e para os mortos-vivos que os servem.

O Necrotério pode ser utilizado para criar aventuras para personagens do 1º ao 16º nível e expandir o cenário de campanha, quer o grupo esteja na Cidade das Portas, em Águas Profundas ou em Sharn. O material inclui informações sobre a necrópole, novos monstros e outros conteúdos. Não é necessário possuir Planescape: Aventuras no Multiverso para usufruir deste suplemento, apenas os livros básicos de regras.

A seguir, é possível acompanhar o processo de seleção de encontros de O Necrotério para a elaboração de uma aventura one-shot voltada para personagens de 3º nível!

O Necrotério, uma Necrópole Majestosa

O Atlas de Aventuras: O Necrotério explora o quartel-general da antiga facção dos Arautos da Poeira. Nesta imensa casa dos mortos, estes preparam, sepultam e realizam funerais tanto para falecidos quanto para mortos-vivos.

Os Arautos da Poeira acreditam que todos já estamos mortos — que este mundo é apenas o primeiro passo em direção à Morte Verdadeira. Dia após dia, os Poeirentos e seus servos mortos-vivos cuidam dos defuntos. Pode ser um trabalho sombrio, mas tal grupo é vital para qualquer cidade; se não fosse por tal dedicação, os corpos dos mortos transbordariam pelas ruas.

O Necrotério em si é dividido em uma série de torres abobadadas, cada uma vagamente moldada como uma árvore colossal ou um monumento ao ar livre. Inúmeras sepulturas e tumbas pontuam a base destas estruturas e as catacumbas inferiores.

Uma Aventura no Necrotério

A partir de materiais encontrados em O Necrotério e lógica narrativa, o processo de criação de uma aventura para quatro personagens de 3º nível é detalhado a seguir. Tal suplemento, porém, pode ser empregado na criação de aventuras para diversos estágios de jogo, ou simplesmente para detalhar seu mundo com um local icônico e novos monstros.

1. Criação de Personagens e Cenário

Os jogadores devem criar personagens de 3º nível para esta aventura. Clérigos e paladinos se sairão particularmente bem contra os inimigos comuns no Necrotério. A necrópole é difícil de se navegar e o grupo pode atrair atenção indesejada; portanto, personagens capazes de realizar bons testes de Sabedoria (Sobrevivência) e Carisma (Persuasão ou Enganação) serão de grande utilidade.

O Necrotério fica situado em Sigil, a Cidade das Portas, mas pode ser inserido em qualquer cidade onde haja a necessidade de uma grande casa da morte. A Cidade dos Mortos em Águas Profundas poderia abrigar o Necrotério, assim como Sharn, do cenário de Eberron. Mas talvez, no seu jogo, o Necrotério seja encontrado em uma planície aberta, e todas as cidades próximas devam enviar os corpos dos mortos para lá para serem preparados e sepultados.

2. A Missão e a Recompensa

Os Arautos da Poeira não são entusiastas de magia de ressurreição. Afinal, acreditam que todos já estamos mortos e que "morrer" é apenas dar o próximo passo em direção à Morte Verdadeira. Para esta aventura one-shot, o grupo será colocado em oposição direta à facção, baseando-se no encontro "Recebimento e Envio de Cadáveres" detalhado em O Necrotério.

A Missão

Há oito dias, um nobre foi assassinado e seu corpo foi levado ao Necrotério contra a vontade de sua esposa. Lá, os Arautos da Poeira processarão e sepultarão os restos mortais. A viúva convocou o grupo à sua propriedade para solicitar a recuperação do corpo antes que o sepultamento ocorra. Ela não compartilha das ideologias da facção e deseja que seu marido seja alvo da magia reencarnar.

Para ajudar o grupo a localizar o corpo, a nobre descreve o falecido marido em detalhes.

Os Arautos da Poeira não ficarão satisfeitos ao verem um corpo ser retirado de seu quartel-general para ser reencarnado. Para complicar a situação, a magia reencarnar funciona apenas em alvos mortos há menos de 10 dias, impondo um prazo rigoroso para a conclusão desta missão.

A Recompensa

Mantendo o tema da missão, a recompensa é algo útil para o grupo, mas que desagradaria os membros da facção. Em troca da recuperação bem-sucedida do corpo do nobre, o grupo será recompensado com um pergaminho mágico de revivificar.

A nobre não oferecerá recompensa caso o grupo não retorne com o corpo de seu marido a tempo para a realização da magia reencarnar.

3. Chegando ao Necrotério

Com a missão em mãos, o grupo pode seguir para o Necrotério para iniciar a aventura. O suplemento inclui um texto de descrição para leitura em voz alta conforme os personagens se aproximam da megaestrutura. Uma vez lá, o grupo possui três formas de entrar no Necrotério:

Porta da Morte:
Nos fundos do Necrotério, uma porta de ferro é utilizada por coletores de cadáveres para entregar os mortos. O grupo pode ser capaz de convencer um coletor de que deseja se juntar aos Arautos da Poeira e pedir que lhes mostre o quartel-general.
Portão Principal:
Um portão de pedra coberto por vinha-lâmina barra o caminho para o Necrotério. Se o grupo convencer os guardas de plantão a permitirem a entrada, eles encontrarão diversos mortos-vivos que vagam pelos terrenos do cemitério.
Portais Planares:
Conforme detalhado no Livro do Mestre, o grupo pode possuir uma chave de portal que permita acesso ao Necrotério. O PNJ que entregou a missão pode possuir tal chave. Nesse caso, cabe ao Mestre decidir onde o grupo surgirá dentro do Necrotério.

Para um grupo de níveis iniciais, é preferível que entrem no Necrotério legitimamente, pois quatro guardas e dois magos protegem as entradas, e os mortos-vivos no interior conseguem distinguir entre convidados e invasores. No entanto, é possível manter apenas quatro guardas de plantão caso se suspeite que o grupo prefira lutar ou se infiltrar furtivamente. Uma vez lá dentro, podem encontrar pequenos números de mortos-vivos errantes. (Consulte mortos-vivos apropriados para o nível no Livro dos Monstros e nas Regras Básicas.)

4. Explorando o Necrotério

Dada a missão de localizar uma pessoa recentemente falecida, o grupo precisará se dirigir à instalação de recebimento e envio de cadáveres do Necrotério, descrita no suplemento. O Necrotério, porém, não é um lugar simples de se percorrer; seu layout desafia a lógica. Solicite que o grupo realize testes de Sabedoria (Sobrevivência) para determinar quanto tempo levam para encontrar a instalação. Para aumentar os riscos, sempre que o grupo falhar em um teste de Sobrevivência em grupo, eles se perdem. Em tal caso, role um d8 para determinar quantas horas foram perdidas na missão.

O Necrotério inclui tabelas jogáveis para câmaras e encontros durante a jornada. Para os propósitos desta aventura, foram roladas duas câmaras e dois encontros, detalhados a seguir com as formas sugeridas de conduzi-los:

Câmaras do Necrotério

  1. Uma sala de cadáveres onde mortos-vivos mutilados podem examinar membros de reposição. Um par de zumbis inteligentes discute sobre um braço. Eles buscam a ajuda do grupo para determinar quem deve ficar com ele. Além disso, um personagem que investigar a sala descobre um jarro alquímico que produz apenas fluidos de embalsamamento (8 litros/dia).
  2. Uma sala de fabricação para caixões, embarcações e outros recipientes usados em cerimônias funerárias. Se os personagens pegarem um caixão ou outro recipiente desta sala, recebem vantagem em testes realizados para se passarem por Poeirentos.

Encontros no Necrotério (Níveis 1–4)

  1. Um inumano Poeirento elegantemente vestido pede aos personagens que o ajudem a escrever um elogio fúnebre que deve ser entregue em 10 minutos. O inumano está nervoso com o elogio e convida os personagens para comparecerem ao evento. Lá, o inumano hesita e pede que um dos personagens fale em seu lugar.
  2. Um caixão animado perdido avança trôpego, carregando um cadáver reverentemente deitado para sua cripta. O constructo se aproxima dos personagens e silenciosamente solicita que o escoltem até seu destino. O caixão animado* os conduz a um crematório para que o cadáver seja cremado. No entanto, antes que a cremação ocorra, o cadáver se levanta como um zumbi e corre em direção à saída.
*Bloco de estatísticas do monstro incluído no suplemento.

5. Entrando na Instalação de Recebimento e Envio de Cadáveres

O Necrotério inclui o local de recebimento e envio de cadáveres, acompanhado por um mapa e um encontro. A seguir, a aventura é expandida com base nas informações fornecidas.

Um Trabalho Simples para os Poeirentos

A instalação possui uma área onde artifistas medem cadáveres para a fabricação de caixões. Um desses artesãos solicita a ajuda de um personagem para medir os corpos, incluindo um que está prestes a explodir devido ao acúmulo de gases.

O Agente Funerário Suspeito

A instalação abrange múltiplos andares, e os personagens precisam ser bem-sucedidos em testes de Inteligência (Medicina) para inspecionar os cadáveres em busca do nobre. Para complicar a tarefa, um agente funerário Poeirento (utilize as estatísticas do cultista) torna-se suspeito em relação ao grupo após a inspeção de alguns corpos. Caso falhem em um teste de Carisma (Enganação) em grupo ou teste similar, o agente alertará outro colega e os zumbis para atacarem. Eles tentarão nocautear e prender o grupo.

Se os personagens forem nocauteados, 1d8 horas se passam antes que despertem em uma cela de detenção. Lá, são interrogados sobre suas intenções no Necrotério por um esqueleto que se comunica apenas em código Morse. A porta da cela pode ser aberta à força com um teste de Força (Atletismo) realizado com sucesso ou arrombada por alguém que utilize ferramentas de ladrão e realize um teste de Destreza bem-sucedido. O esqueleto emite sons de estalidos tristes, mas não persegue os personagens caso escapem.

O Corpo está Sendo Examinado

Um nobre é uma pessoa de importância; portanto, é natural que os Poeirentos estejam examinando seu corpo em uma sala de autópsia dentro da instalação. Os personagens descobrem que o corpo será cremado — e não sepultado — após o exame. Eles precisarão convencer os Poeirentos (utilize as estatísticas do plebeu) a liberar o corpo após a análise ou derrotá-los para tomar o cadáver.

6. Saindo do Necrotério

Ao localizarem o corpo do nobre, os personagens precisam retirá-lo do Necrotério. Eles podem viajar através dos dutos na instalação de recebimento e envio de cadáveres até a Porta da Morte ou realizar uma série de testes de Carisma (Enganação), Destreza (Furtividade) ou outros testes para sair pelo portão principal.

Caso obtenham sucesso em retornar o cadáver para a nobre a tempo, ela utiliza uma pedra mensageira para convocar um druida local à sua residência. Uma vez lá, o druida conjura reencarnar no corpo. Com seu marido de volta à vida, a nobre recompensa o grupo com o pergaminho mágico de revivificar.

Se o grupo falhar em retornar o cadáver a tempo para a magia reencarnar, a nobre gentilmente solicita que os personagens se retirem de sua casa para que ela possa vivenciar o luto.

Mergulhe no Atlas de Aventuras: O Necrotério

O Atlas de Aventuras: O Necrotério é um mergulho profundo no amado Necrotério das lendas de Planescape. O suplemento pode ser utilizado para expandir seu cenário de campanha existente ou ajudá-lo a construir aventuras para diferentes estágios de jogo.

Créditos

D&D Beyond
  • Desenvolvido por: Michael Galvis
    Michael Galvis (@michaelgalvis) é produtor de conteúdo de jogos de mesa para o D&D Beyond. Ele é um Mestre veterano que adora filmes de terror e tudo relacionado a fantasia e ficção científica. Quando não está na cadeira de Mestre ou jogando dados como seu ansioso feiticeiro halfling, ele está jogando League of Legends e Magic: The Gathering com seu marido. Eles vivem juntos em Los Angeles com o adorável cachorro deles, Quentin.
Créditos da Versão Brasileira
  • Tradução e Adaptação: KryFi
  • Diagramação: KryFi
  • Revisão: KryFi

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