
O encontro O Xorn Faminto, é uma interação social com um monstro que prefere negociar a lutar. Como a maioria dos elementais, o xorn possui um alinhamento neutro, mas, ao contrário de seus primos elementais, ele adora uma boa fofoca! Nativo do plano elemental da terra, os xorns habitam cavernas naturais, a Umbraeterna e minas abandonadas. Eles também podem surgir em masmorras subterrâneas se suas escavações atravessarem as paredes. No Plano Elemental da Terra, eles habitam sistemas de cavernas entrelaçadas, onde geodos gigantes se cruzam em ângulos impossíveis.
Explorar esses reinos subterrâneos é uma tarefa árdua para os aventureiros. Sobreviver às profundezas requer suprimentos, informações sobre os movimentos de monstros e conhecimento de áreas seguras para descansar. É aqui que o xorn entra em cena.
Como um negociante de informações, o xorn possui exatamente o que os aventureiros precisam. Em contrapartida, os xorns anseiam por gemas e metais preciosos – verdadeiras iguarias em seu paladar. Embora normalmente ignorem criaturas orgânicas (pois não podem digerir carne), xorns famintos perseguem aventureiros carregados de tesouros, oferecendo-se para barganhar… ou roubar, caso sejam contrariados.
Enquanto exploram uma caverna subterrânea, uma masmorra ou um geodo extraplanar no Plano Elemental da Terra, os personagens encontram um xorn faminto. Para que este encontro funcione perfeitamente, tanto os personagens quanto o xorn devem possuir algo que o outro deseja. É provável que os personagens tenham ouro ou joias que o xorn deseja devorar. Por sua vez, o xorn está repleto de informações úteis sobre a masmorra que os personagens estão explorando; eles precisam querer o que o xorn está oferecendo.
Como fazer seus personagens precisarem de informações em uma masmorra? Pode parecer simples, mas seus jogadores buscarão informações quando precisarem alcançar algo e não souberem como fazê-lo. Isso exige que os personagens tenham um objetivo claro (ou vários objetivos específicos) dentro da masmorra, como encontrar e resgatar reféns, localizar um item mágico ou derrotar um vilão. Muitos desses objetivos envolvem encontrar algo, o que torna valioso o conhecimento do xorn sobre a localização de uma porta secreta, a senha para um portal mágico trancado ou o caminho correto por um corredor cheio de armadilhas. Ou, talvez, um dragão vermelho viva na masmorra sobre um monte de ouro. O xorn não pode pegar o ouro sozinho, mas está disposto a cavar uma entrada alternativa para o covil do dragão se os personagens concordarem em dividir o tesouro com ele.
Além de simplesmente encontrar uma pessoa, objeto ou caminho, talvez os jogadores precisem aprender como realizar algo. Considere uma masmorra onde os jogadores precisem derrotar um grande vilão da campanha, mas saibam que o vilão é quase invencível. Eles precisarão descobrir como feri-lo, apesar de sua invulnerabilidade. O xorn pode conhecer uma fraqueza secreta que eles poderiam explorar ou a localização de uma lâmina mágica capaz de atravessar a armadura invencível do vilão.
Considere a sua própria masmorra e as circunstâncias da sua campanha. Que informações seus jogadores precisam que este xorn poderia possuir?